#footer { width:660px; clear:both; margin:0 auto; } #footer hr { display:none; } #footer p { margin:0; padding-top:15px; font:78%/1.6em "Trebuchet MS",Trebuchet,Verdana,Sans-serif; text-transform:uppercase; letter-spacing:.1em; }

quinta-feira, agosto 25, 2005

Alicerçando Palavras # 92 - Platão - Atenas - sec. V-IV a.C.


Dirá talvez um de vós: "Mas, Sócrates, afinal que ocupação é a tua? De onde surgiram estas calúnias? Porque, sem dúvida, se tu não fizesses nada mais do que os outros, não se teria formado esta fama, nem se falaria assim de ti, se não fizesses algo de diferente da maioria? Diz-nos lá o que é, se não queres que arranjemos nós uma explicação." Tem razão, parece-me, quem assim falar. E eu tentarei demonstrar-lhe o que é que está na origem desta famosa calúnia. Escutai, pois. Poderá parecer a alguns de vós que estou a brincar, mas sabei, contudo, que vos direi toda a verdade. Eu não arranjei esta fama, Atenienses, por nenhum outro motivo que não fosse a minha sabedoria. E que espécie de sabedoria é essa? Aquela que é, por assim dizer, a sabedoria própria do homem. Pois é dessa que, realmente, eu tenho probabilidades de ser dotado.