#footer { width:660px; clear:both; margin:0 auto; } #footer hr { display:none; } #footer p { margin:0; padding-top:15px; font:78%/1.6em "Trebuchet MS",Trebuchet,Verdana,Sans-serif; text-transform:uppercase; letter-spacing:.1em; }

segunda-feira, dezembro 12, 2005

Alicerçando Palavras # 90 - do filme Morte em Veneza


Do filme Morte em Veneza de Luchino Visconti baseado na novela de Thomas Mann o diálogo entre o compositor Gustav Aschenbach e o seu amigo.



- Belo. Queres dizer, a tua concepção espiritual de belo.

- Mas negas que o artista possa criar a partir da imaginação?

- Sim, Gustav, isso é exactamento o que eu nego.

- Então, no teu entender, o nosso trabalho enquanto artistas é...

- Trabalho, exactamente! Acreditas mesmo que o belo provém do trabalho?

- Sim, acredito.

- Eis como o belo nasce.Assim. Espontaneamente. Totalmente indiferente ao nosso trabalho. Preexiste à nossa presunção de artistas. O teu grande erro, meu caro amigo, é considerar a vida, a realidade como uma limitação.

- Mas não é assim mesmo? A realidade apenas nos confunde e avilta. Sabes, por vezes, penso que os artistas são como caçadores que atiram no escuro. Desconhecem o alvo e não sabem se o atingiram. Mas não podemos esperar que a vida nos mostre o que a arte é. A criação de beleza e pureza é um acto espiritual.

- Não, Gustav. Não! A beleza pertence ao mundo dos sentidos. Apenas aos sentidos.

- Não podemos alcançar o espírito. Não podemos alçanar o espírito através dos sentidos. É impossível. É apenas através do completo domínio dos sentidos que podemos alguma vez alcançar sabedoria, verdade e dignidade humana.

- Sabedoria? Dignidade humana? De que nos servem? O génio é uma dádiva divina. Não, é uma perturbação divina. Uma chama súbita, pecaminosa e mórbida de dons naturais.

- Rejeito as virtudes demoníacas da arte.

- E estás errado! O mal é imprescindível. É o alimento do génio.

- Sabes, a arte é a mais elevada fonte de educação e o artista tem de ser exemplar. Deve ser um modelo de equilíbrio e força. Não pode ser ambíguo.

- Mas a arte é ambígua. E a música é a mais ambígua de todas as artes. É a ambiguidade tornada ciência. Espera! Ouve este acorde... ou este. Podemos interpretá-los como quisermos. Temos perante nós toda uma sequência de combinações matemáticas imprevistas e inesgotáveis! Um paraíso de ambiguidades em que tu, mais do que ninguém, fazes um regabofe, Não ouves? Não reconheces?

- Pára!

- É tua! A música é toda tua!