#footer { width:660px; clear:both; margin:0 auto; } #footer hr { display:none; } #footer p { margin:0; padding-top:15px; font:78%/1.6em "Trebuchet MS",Trebuchet,Verdana,Sans-serif; text-transform:uppercase; letter-spacing:.1em; }

sexta-feira, dezembro 16, 2005

Alicerçando Palavras # 91 - Friedrich Schlegel


Nova Mitologia

A única coisa que vos peço é que não ponhais em dúvida a possibilidade de uma nova mitologia; pelo contrário, as outras dúvidas, de qualquer proveniência e direcção, serão bem-vindas e permitir-me-ão dar à minha análise maior riqueza e liberdade. E, agora, escutai com atenção as minhas hipóteses, porque apenas são hipóteses o que, considerando o estado das coisas, posso pretender oferecer-vos. Espero que sejais vós a transformá-las em verdade: de facto, se quiserdes assim tomá-las, são proposta em ordem a tentativas.

Se é verdade que a nova mitologia pode surgir, unicamente com as suas formas, das profundidades mais remotas do espírito, o idealismo - o maior fenómeno da nossa época - oferece-nos uma indicação bastante significativa e uma extraordinária confirmação para o que procuramos. O idealismo nasceu precisamente deste modo, como do nada; e, agora, também no mundo do espírito se constituiu um ponto de referência, a partir do qual a energia do homem se pode expandir em todas as direcções e evoluir progressivamente, certa de que não se perderá a si mesma nem o caminho de regresso. A grande revolução propagar-se-á em todas as ciências e em todas as artes. A sua acção já é visível na física, onde o idealismo irrompeu espontaneamente ainda antes de a filosofia chegar a tocá-la com a sua varinha mágica.


Friedrich Schlegel, Diálogo sobre a poesia, II, 1800